Um gato-palheiro resgatado em Sorriso há dois anos foi levado para o Zoológico de Sorocaba, onde está se adaptando bem. Lion, como é chamado, foi transferido por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) e ficará na companhia de uma fêmea da mesma espécie para fins de reprodução.
Lion chegou em abril e está em processo de aclimatação, que envolve reconhecer o habitat, caça e escaladas, para expressar suas habilidades naturais. Depois, ele se juntará à fêmea.
O felino foi encontrado em 2022, ainda filhote e sem a mãe, com poucas chances de sobrevivência. Resgatado pela SEMA, foi levado para Cuiabá, onde recebeu cuidados supervisionados. O transporte para Sorocaba foi feito gratuitamente pela Latam através do programa Avião Solidário, voltado para a preservação da fauna.
A destinação de Lion ao Zoológico de Sorocaba segue recomendações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O foco é a reprodução da espécie para manter a variabilidade genética e demográfica.
A médica veterinária Danny Moraes, da Sema, explicou que o Leopardus braccatus é uma espécie vulnerável, sofrendo decréscimo populacional e perda de habitat. Lion, encontrado sem a mãe, recebeu cuidados intensivos e, após a fase crítica, foi destinado ao Zoológico de Sorocaba para promover o revigoramento genético.
A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, através da Gerência de Fauna, tem como missão salvaguardar os animais silvestres, otimizando dispositivos de conservação ambiental tanto in situ quanto ex situ.
Deixe o seu Comentário