O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, traz um aumento significativo no movimento do comércio, especialmente em lojas de presentes, floriculturas, bares e restaurantes. O Procon-MT recomenda que os consumidores fiquem atentos às ofertas e promoções, guardando ou fazendo prints do material publicitário, pois o que foi anunciado precisa ser cumprido pelo fornecedor.
Flores e Cestas
Para cestas de café da manhã, solicite por escrito a quantidade e descrição dos produtos, data, horário e valor da taxa de entrega. Verifique a validade dos alimentos e se os itens não alimentícios estão separados.
Bares e Restaurantes
Os consumidores devem ser informados sobre taxas de serviço/gorjeta, discriminadas na nota fiscal. O pagamento da gorjeta é opcional. O couvert artístico pode ser cobrado em caso de apresentações ao vivo, desde que informado previamente. Cobranças por consumação mínima, taxa de desperdício e multa pela perda de comanda são ilegais.
Hotéis e Motéis
Compare ofertas e promoções. Informações claras sobre tipos de acomodação, preços, formas de pagamento e horários devem ser disponibilizadas. Os preços dos itens do frigobar devem ser informados previamente.
Trocas e Garantia
Lojistas são obrigados a trocar produtos apenas em caso de defeito. Verifique a política de trocas da loja antecipadamente. Para compras online, o consumidor tem até sete dias para cancelar e devolver o produto, desde que não tenha sido usado.
Reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode buscar orientação ou registrar reclamação no Procon local. Em Sorriso, o atendimento é nas unidades do Ganha Tempo Central e da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O Procon pode ser acionado pelos telefones 151 e (66) 99938 1091, ou pelo aplicativo MT Cidadão e a plataforma Consumidor.gov.br.
O Procon-MT reforça a importância de os consumidores estarem bem informados e atentos aos seus direitos para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória no Dia dos Namorados.
Deixe o seu Comentário