O Hospital Regional de Sorriso, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), passou a oferecer um programa de residência médica, iniciado em parceria com a Faculdade Atenas, instituição aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2025.
Desde junho de 2025, os médicos residentes atuam nas especialidades de clínica médica, e ginecologia e obstetrícia.
Cada uma dessas áreas conta com dois médicos residentes no hospital. A residência em clínica médica tem duração de dois anos, enquanto a residência em ginecologia e obstetrícia dura três anos.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou os benefícios que o programa de residência médica traz para a saúde pública em Mato Grosso.
“Com a residência médica, podemos qualificar novos médicos especialistas para a saúde pública do nosso estado, proporcionando a eles uma experiência prática fundamental para seu crescimento profissional. Isso amplia e melhora a qualidade do atendimento à população, garantindo acesso a serviços especializados”, afirmou.
A residência médica é uma pós-graduação voltada para médicos, com treinamento prático para especialização em uma área da medicina.
Os médicos residentes auxiliam em cirurgias, prescrevem medicações, fazem diagnósticos e planejam tratamentos para os pacientes, além de participar de outros procedimentos médicos, conforme sua especialidade.
A diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho, destacou a contribuição já visível do time de residentes para o dia a dia da unidade hospitalar.
“Os médicos residentes têm sido de grande ajuda nos atendimentos aos pacientes, ao mesmo tempo, em que se especializam em clínica médica e ginecologia e obstetrícia. Eles sempre estão acompanhados por profissionais especialistas, que os orientam durante os atendimentos. A presença deles tem sido essencial para a rotina do hospital”, concluiu.
Deixe o seu Comentário