A elefanta Lady, de 52 anos, morreu por eutanásia na noite de quarta-feira (15) no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O anúncio foi feito pela associação na manhã desta quinta-feira (16). A decisão foi tomada após Lady se deitar e não demonstrar interesse em se levantar.
O SEB, que abriga elefantes fêmeas da espécie asiática resgatados de maus-tratos, agora conta apenas com Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina. Lady vivia no santuário há quatro anos e recebia analgésicos três vezes ao dia devido à osteomielite, uma infecção óssea incurável que causa muita dor.
Segundo o SEB, Lady passou o dia de terça-feira monitorada, recebendo analgésicos sem melhora em seu estado. Ela foi resgatada de um zoológico na Paraíba em 2013, após ser apreendida de um circo. Nos últimos seis meses, Lady teve uma breve recuperação com um remédio homeopático, mas a melhora não se sustentou.
“Consultamos especialistas globais, utilizamos medicina tradicional e terapias complementares, como laserterapia e homeopatia, sempre buscando um alívio para ela, mas com sucesso limitado. Parte da nossa responsabilidade é permitir que os elefantes decidam quando não continuar”, disse o SEB.
Lady foi cuidada com dedicação, e sua morte marca o fim de um longo sofrimento, destacando o compromisso do Santuário de Elefantes Brasil em proporcionar dignidade e respeito aos animais resgatados.
Deixe o seu Comentário