A partir desta segunda-feira (24), equipes da concessionária Energisa darão início à retirada de cabos de internet instalados de forma irregular na rede elétrica de Sorriso. A medida faz parte da “Operação Cacicus”, coordenada pelo vice-prefeito Acacio Ambrosini, com acompanhamento do Procon e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF). A ação tem como objetivo regulamentar o uso das estruturas, prevenir acidentes e combater as ligações clandestinas, conhecidas como “gatonet”.
Desde fevereiro, todas as operadoras de internet que atuam na cidade foram notificadas sobre a necessidade de adequação às normas estabelecidas. Agora, serão removidos não apenas os cabos em desuso ou instalados de maneira irregular, mas também aqueles pertencentes a empresas sem aprovação formal para utilização dos postes. A ação é respaldada pela Resolução Conjunta nº 4, emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Atualmente, apenas seis das 17 operadoras que prestam serviço na cidade possuem autorização para usar a infraestrutura da rede elétrica. Caso as demais empresas não regularizem sua situação até esta segunda-feira, seus serviços de internet poderão ser impactados com a remoção dos cabos.
O Procon reforça que os consumidores podem denunciar eventuais violações de direitos. O órgão disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (66) 99715-9078, pelo telefone (66) 3907-8014 e pelo Disque Denúncia 151. Além disso, o atendimento presencial está disponível no Ganha Tempo Central e na unidade da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Também é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Deixe o seu Comentário