O sábado (25) foi de grandes conquistas para o esporte mato-grossense durante o Campeonato Ibero-Americano de BMX, realizado na Pista do Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro. A competição, que reúne os principais nomes da modalidade na América Latina, teve dois campeões de Mato Grosso: Caciano Gonçalves, de Sorriso, e João Pedro, de Lucas do Rio Verde.
As vitórias coroam uma temporada impecável para os dois atletas, que já haviam conquistado os títulos estadual e brasileiro neste ano. Agora, com o título Ibero-Americano, os pilotos consolidam suas posições entre os melhores do continente.
Superação e vitória nos últimos centímetros
O destaque mais emocionante do dia foi o desempenho do pequeno João Pedro, de apenas 6 anos, piloto da equipe Lucas Riders. O jovem sofreu uma queda nos treinos de reconhecimento da pista, precisou passar por uma sutura no queixo e ficou afastado dos treinos da sexta-feira (24), véspera da prova.
Mesmo assim, retornou às pistas no sábado (25) com muita determinação e garantiu vaga na final da categoria Boys 6 anos. A prova foi marcada por uma disputa acirrada com o piloto Tiago, e a vitória veio nos últimos centímetros da reta de chegada, arrancando aplausos do público e muita emoção da equipe.
“Foi uma corrida incrível, de muita garra e superação. João Pedro mostrou que, mesmo tão novo, tem o espírito de campeão”, destacou um dos técnicos da equipe.
Caciano Gonçalves é campeão na categoria 40-44 Cruiser
Na categoria Cruiser 40-44 anos, o sorrisense Caciano Gonçalves, da Associação BMX Sorriso, confirmou o favoritismo e mostrou toda sua experiência. Em uma disputa acirrada com um piloto argentino, Caciano ultrapassou na reta final, comemorando com o punho cerrado o título inédito de campeão Ibero-Americano.
“Foi uma prova muito difícil, mas consegui impor meu ritmo e conquistar mais um título para Mato Grosso”, disse o atleta após cruzar a linha de chegada.
Mato Grosso segue no pódio com mais conquistas
Além das vitórias de João Pedro e Caciano, Erica Antonini Dezorti também garantiu o título na categoria Cruiser 30-39 anos, ampliando a presença de Mato Grosso no topo do pódio.
O Estado ainda se destacou com vários outros resultados expressivos, conquistados por pilotos das equipes Lucas Riders e Associação BMX de Sorriso, que marcaram presença nas principais finais do evento.
Copa Latina neste domingo
As emoções continuam neste domingo (26), quando o Parque Radical de Deodoro será palco da Copa Latina de BMX, reunindo pilotos da Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Brasil.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio da Federação Carioca de Ciclismo (FBC), Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. A competição reúne atletas de todo o continente nas categorias Championship e Challenge, prometendo mais um dia de grandes disputas e emoção sobre duas rodas.







Deixe o seu Comentário