A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Midnight, visando desarticular uma facção criminosa atuante em São José do Xingu (MT), envolvida em crimes de sequestro, tortura, receptação e delitos tributários.
Ao todo, são cumpridas nove ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Porto Alegre do Norte. As ações contam com o apoio da Delegacia Regional de Vila Rica e mobilizam cerca de 20 policiais civis. Os mandados são cumpridos em São José do Xingu e Porto Alegre do Norte.
Investigações
As investigações tiveram início em março deste ano, após a apreensão de uma carga de cestas básicas sem nota fiscal. Segundo a Polícia Civil, os produtos seriam destinados a ações de “assistencialismo” promovidas pela facção, com o objetivo de fortalecer vínculos com a comunidade. Os investigados respondem por associação criminosa, receptação e crimes tributários.
Poucos dias depois, integrantes do mesmo grupo sequestraram uma pessoa, que ficou refém por cerca de 12 horas. Durante o cativeiro, a vítima foi brutalmente espancada sob a justificativa de estar recebendo um “salve” da facção, acusada de furtar joias e dinheiro. Nesse episódio, os suspeitos passaram a responder também por sequestro, tortura e corrupção de menores.
Nome da Operação
A denominação Midnight (“meia-noite”, em inglês) faz referência ao principal investigado, apontado como líder da organização criminosa na região.
A operação integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, por meio da estratégia Inter Partes, que visa intensificar o enfrentamento às facções criminosas em todo o estado.
Deixe o seu Comentário