A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a operação Rota Final, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que resultou no furto de 100 toneladas de milho de uma fazenda localizada no município de Ribeirãozinho (MT). A investigação é conduzida pela Delegacia de Torixoréu e revelou a participação de funcionários da própria fazenda e transportadores no desvio da carga.
Ao todo, estão sendo cumpridas 37 ordens judiciais, que incluem sete mandados de prisão, sete de busca e apreensão, sete quebras de sigilo telemático, duas suspensões de atividades empresariais, nove bloqueios de contas bancárias, três sequestros de veículos e dois pedidos de fiscalização junto à Secretaria de Fazenda (Sefaz).
As ações ocorrem em diferentes municípios: Nova Mutum, Nova Monte Verde, Cuiabá (MT) e Caiapônia, em Goiás. A operação conta com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, das Delegacias Regionais de Nova Mutum e Alta Floresta, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Polícia Civil de Caiapônia.
O caso teve início em setembro de 2024, quando foi constatado o desaparecimento de cargas de milho da fazenda. Conforme relato do gestor administrativo da empresa, dois caminhões saíram do local sem seguir o protocolo padrão de embarque e sem a emissão de notas fiscais.
Durante a apuração, a polícia encontrou fortes indícios da atuação de uma associação criminosa, responsável pelo furto qualificado dos grãos, falsificação e uso de documentos falsos. As cargas desviadas teriam sido descarregadas em uma empresa situada no distrito industrial de Cuiabá.
As investigações também apontaram transações financeiras suspeitas, com comprovantes de recebimento de valores ilícitos e dados sobre veículos e motoristas envolvidos no esquema. Com base nesse material, o delegado Pablo Rigo solicitou as prisões dos suspeitos e outras medidas cautelares.
A operação Rota Final segue em andamento, com novas diligências para aprofundar as investigações e responsabilizar todos os envolvidos nos crimes.
Deixe o seu Comentário