A Prefeitura de Sorriso, por meio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), iniciou neste mês de julho um mutirão de vistoria em diversos bairros da cidade com o objetivo de identificar e notificar terrenos baldios com mato alto e acúmulo de sujeira. A ação abrangerá os bairros Vila Rica, Flor do Cerrado, Serra Dourada, Jardim Paraíso, Novo Horizonte (I, II e III), Juscelino Kubitschek, Elias Rovaris, Master Ville I e Eldorado (1ª e 2ª etapas).
De acordo com o coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto, os proprietários dos terrenos irregulares terão um prazo de até 15 dias para realizar a limpeza após serem notificados. Caso não cumpram a determinação, serão multados e terão que arcar com os custos da limpeza, que será executada pela própria Prefeitura.
“Pedimos a todos os proprietários de lotes que mantenham os terrenos limpos, não apenas para evitar multas, mas por uma questão de respeito aos vizinhos e à saúde pública. Terreno sujo pode ser o berço de muitas doenças, principalmente as arboviroses, como a dengue e a Chikungunya”, alerta Gabriel.
Ele ainda ressalta que a atenção deve ser redobrada neste período de seca, quando o risco de incêndios aumenta. “Estamos atuando junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para evitar focos de fogo que podem causar prejuízos ambientais e à saúde da população”, destaca, lembrando que a multa mínima para proprietários em situação irregular é de R$ 5 mil.
Além do mutirão, o NIF atende denúncias e solicitações da população durante todo o ano. O órgão pode ser acionado pelo WhatsApp (66) 99927-2611, permitindo o envio de fotos e localização dos terrenos. Também é possível entrar em contato por ligação, pelo telefone (66) 3545-4769, ou comparecer pessoalmente à sede do NIF, localizada na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Deixe o seu Comentário