A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) já contabilizou 83 incidentes causados por fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel entre janeiro e maio de 2024. Os dados foram apresentados na terça-feira (4), durante uma reunião do Plano de Ação Emergencial (PAE), com representantes de instituições públicas e privadas.
O coordenador da Compdec, sargento Alberto Santos, destacou a importância da comunicação informal para reduzir o tempo de resposta nas ocorrências. Segundo Santos, cada integrante do grupo tem autonomia para propor soluções imediatas, facilitando o diálogo e otimizando as ações da Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. O objetivo é que o tempo de resposta não ultrapasse 15 minutos.
Quando um incidente é confirmado, as equipes acionam as empresas responsáveis, como Energisa e outras de telefonia e internet. Se o problema não for resolvido rapidamente, a Defesa Civil pode cortar os cabos e desobstruir a via pública.
O PAE orienta e prepara ações para respostas rápidas em situações de risco, definindo diretrizes e abrangência de atuação para cada instituição e empresa envolvida. O plano inclui a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Energisa, e sete empresas de telefonia móvel e serviços de internet.
Deixe o seu Comentário