Entre os dias 21 e 25 de abril, o município de Sorriso foi palco da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate – etapa Centro-Oeste, promovida pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O evento reuniu 12 binômios — dupla formada por cão e condutor — dos estados de Mato Grosso e Paraná, dos quais sete conseguiram obter a certificação.
A certificação é composta por cinco tipos de provas que avaliam desde a obediência até simulações práticas de localização de vítimas e restos mortais em cenários diversos, como matas, desabamentos e desastres naturais. O certificado garante que os cães estão aptos a atuar em operações de busca e salvamento em situações críticas.
A solenidade de entrega das certificações ocorreu nesta sexta-feira (25), no auditório da Cooperativa Sicredi. Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, coronel da reserva da PM Adriano Denardi, destacou o compromisso do município em apoiar ações integradas de segurança pública. “Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área”, afirmou.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho, elogiou o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e reforçou a necessidade de constante preparação para emergências. “Trabalhamos para evitar incidentes, mas precisamos estar preparados para enfrentá-los”, comentou.
De acordo com o comandante do Comando Regional 3 (CR3), coronel BM Fernando Duarte Santana, Mato Grosso é hoje o estado com o maior número de cães certificados do Brasil. “Somos referência também na preservação ambiental e no combate a incêndios florestais, graças ao trabalho integrado e ao investimento contínuo em capacitação”, disse.
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Sorriso, major BM Leandro Cuiabano Kunze, também ressaltou o orgulho de sediar o evento. “Nossos profissionais buscam constante atualização. Cães treinados em Sorriso já atuaram em tragédias nacionais, e, embora desejemos não precisar de seus serviços, é fundamental estarmos preparados”, pontuou.
Esta foi a segunda vez que Sorriso sediou a certificação nacional, repetindo o feito de 2024. O evento contou com arbitragem do tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, do cabo BM Bruno Ferreira Lima e do soldado BM Henrique Schmidt Gattermann.
Binômios certificados:
3º sargento BM Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg
Cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez e a cadela Delta
Cabo BM Raphel Barbosa da Silva e a cadela Nalah
Cabo BM Renan Aparecido Cordeiro e o cão Xerife
Soldado Francisco Jorge Santos do Nascimento e a cadela Bella
Soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Gaia
Os binômios cabo Renan e cão Xerife, e soldado Leonardo com as cadelas Gaia e Diana são do Paraná; os demais representam o Mato Grosso.
Também participaram das provas as duplas formadas pelo soldado BM Thiago Silva Carvalho (Sky), soldado BM Marcos Rogério Gomes dos Santos (Scott), soldado BM Ricardo Carvalho da Silva, soldado BM Diego Lima Ciquini (Rukia), soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira (Diana) e o técnico de enfermagem Erik Barboza (Ralph).
A organização do evento contou com o empenho de uma grande equipe do Corpo de Bombeiros de Sorriso, incluindo o major BM Leandro Cuiabano Kunze, tenente BM Thiago Soares Reis, 3º sargento BM Teotônio José da Silva Neto, 3º sargento BM Daiane da Rocha Ribeiro, cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez, soldado BM Katia Cordeiro, soldado BM Diogo dos Santos Aguiar e soldado BM Jonatas de Santa Souza.
Deixe o seu Comentário