Eleitores de Mato Grosso que ainda não realizaram o cadastramento biométrico já podem solicitar o serviço em qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do estado. Com a reabertura do cadastro eleitoral, todos os serviços voltaram a ser oferecidos presencialmente, incluindo alistamento, transferência de domicílio e emissão de segunda via do título.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) também disponibiliza a opção de autoatendimento online. No entanto, quem optar por essa modalidade e precisar cadastrar a biometria deve comparecer presencialmente a um cartório eleitoral em até 30 dias após a solicitação online para concluir o procedimento.
Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, nas Zonas Eleitorais e CAEs, e das 8h às 17h no Ganha Tempo do CPA I, sem necessidade de agendamento prévio.
Meta para 2026: 100% dos eleitores biometrizados
Atualmente, mais de 360 mil eleitores mato-grossenses — cerca de 14% do eleitorado — ainda não têm a biometria cadastrada. A Justiça Eleitoral pretende alcançar 100% de biometrização até as eleições de 2026, quando o uso da digital será obrigatório para votar.
A biometria é uma medida de segurança que garante a unicidade de cada eleitor no cadastro, impedindo fraudes, como a tentativa de uma pessoa votar no lugar de outra.
Para verificar se a biometria já foi cadastrada, os eleitores podem consultar o site do TRE-MT ou entrar em contato com a Ouvidoria Eleitoral pelo telefone 0800 647 8191, disponível das 7h30 às 13h30.
Deixe o seu Comentário